ALTO RISCO PASSÍVEL DE MULTA

ATENÇÃO!
A Prefeitura Municipal de Ventania junto com a Secretaria Municipal de Saúde de Ventania - PR vem alertar e solicitar a colaboração dos munícipes de Ventania e do distrito do Novo Barro Preto, referente a situação que se encontra em nosso município quanto a proliferação do mosquito Aedes Aegypti e Aedes Albopictus, que ambos são transmissores de doenças, dentre elas a DENGUE.

Neste mês de Janeiro de 2022 foi realizado o LIRAa que consiste em realizar um levantamento de índice de infestação no município, que é realizado a cada 02 meses. Infelizmente nosso índice deu ?RISCO ALTO? para uma epidemia de Dengue. Cerca de 95% dos focos encontrados foram em residências, em caixas de água ou outros recipientes usados para coletar água da chuva e também em recipientes que poderiam ser descartados no lixo comum ou reciclável. Tornou-se evidente que infelizmente durante esses últimos meses, muitos moradores e proprietários de empresas deixaram de cuidar de seus lotes com atitudes simples, como por exemplo, verificar se existem recipientes que podem ser possíveis criadouros. Estamos com condições muito favoráveis para a proliferação do mosquito, chuva e sol às vezes no mesmo dia, lembrando que o ciclo do mosquito é muito rápido, cerca de até uma semana ou menos depois de a fêmea colocar seus ovos nas bordas dos criadouros. Lembrando que se forem encontrados focos em sua residência ou empresa, estarão sujeitos a serem MULTADOS.

Por isso pedimos encarecidamente aos nossos munícipes a colaboração, incentivamos a todos tirar uns 10 minutos ?toda semana? para eliminar os criadouros. Não espere o Agente de Combate as Endemias ir até sua residência/empresa na visita de orientação para tomar uma atitude, pois, essa é responsabilidade de todos nós.

| Secretaria Municipal de Saúde

Última modificação em 26/01/2022