ATENÇÃO PARA A CHIKUNGUNYA

ATENÇÃO

A Prefeitura Municipal de Ventania e a Secretaria Municipal de Saúde faz um alerta para as pessoas que viajaram recentemente para o Paraguai e demais regiões da fronteira do nosso país. Segundo documento enviado pela Secretaria Estadual de Saúde - SESA, o país vizinho tem inúmeros e preocupantes casos de febre Chikungunya.

Desde o início de 2023 foram confirmados 5.625 casos da doença, contra apenas 37 de dengue. Houve registro de 05 óbitos. Os casos se concentram, principalmente, na região central do País.

SINTOMAS ? Os principais sintomas da doença são febre, dores intensas nas articulações, dor nas costas, dores pelo corpo, erupções avermelhadas na pele, dor de cabeça, náuseas e vômitos, dor retro ocular, dor de garganta, calafrios, diarreia e/ou dor abdominal (principalmente em crianças).

A Chikungunya pode deixar os indivíduos incapacitados total ou parcialmente, por meses ou anos, em razão de dores articulares crônicas.

A preocupação da Secretaria Municipal de Saúde nesse momento é com comerciantes que se deslocam até o país para realizar compras e com munícipes que vão fazer turismo no local, se começarem a sentir os sintomas acima citados deverão procurar a Unidade de Saúde mais próxima para o atendimento médico e relatar o histórico de viagem.

COMO EVITAR ? Elimine do seu quintal recipientes que possam servir de criadouros para o Aedes Aegypti, lembrando que o ciclo de vida do mosquito leva de 07 a 10 dias. Devemos intensificar ainda mais estas atividades no período após as chuvas. Também é fundamental o uso de repelentes em viagens, seguindo a risca as instruções do rótulo, assim como roupas que minimizem a exposição da pele durante o dia, quando os mosquitos são mais ativos, proporcionam alguma proteção às picadas e podem ser adotadas principalmente durante surtos.

Última modificação em 09/02/2023